O Centro Qualifica da Checklist deu inicio ao Processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) de 11 adultos em Arcos de Valdevez, para certificar competências escolares de nível básico e secundário.

Este processo consiste no reconhecimento de competências adquiridas ao longo da vida, quer em contextos formais, não formais e/ou informais, isto é, em contexto escolar, familiar, profissional, associativo, colaborativo, entre outras valências da vida dos adultos. Trata-se assim, dos resultados das várias experiências de vida e das aprendizagens daí resultantes que se traduzem em competências usadas no dia a dia.

Neste sentido, os candidatos à certificação têm vindo a desenvolver os seus portefólios reflexivos de aprendizagens para validarem competências pessoais e profissionais, a partir dos Referenciais das diversas áreas de competência.

Para a equipa do Centro Qualifica da Checklist, o acompanhamento e apoio na realização destes processos RVCC tem sido um trabalho gratificante pela partilha rica de vivências e histórias de vida tão heterogéneas. Desejamos-vos muita sorte e a concretização de todos os objetivos a que se propõem.